Respostas dos exercícios sobre o Oriente Médio

1. O fato da região ser rica em petróleo.

2. a) Possibilidades de respostas:

Resposta 1: A expansão de Israel sobre a Palestina tem um caráter geopolítico no tocante à expansão do território, fato que se cruza com questões culturais, étnicas, religiosas e históricas.

Resposta 2: Israel é um estado com um forte aparato bélico. Por meio de guerras, o país ocupou várias partes do território palestino, entre elas a Cisjordânia e a Faixa de Gaza, que permanecem ocupadas.

b) Os Estados Unidos, na condição de potência mundial, sempre apoiaram Israel. A presença de um Estado judeu no Oriente Médio, fortemente armado e aliado dos Estados Unidos, contribui para os interesses econômicos estadunidenses na região.

3. O fato do povo palestino não ter um território onde se fixar.

4. Dentre os principais fatores de geração de conflitos no Oriente Médio, estão o petróleo, as questões territoriais e os conflitos religiosos.

5. EUA, Inglaterra diretamente Japão, Alemanha com ajuda econômica. A região abriga as maiores reservas mundiais de petróleo.

6. a) Arábia Saudita, Irã, Kuwait, divisas acumuladas por multinacionais, ou grupos que retém o poder político.

b) Ponto estratégico e passagem obrigatória dos petroleiros que escoam a produção regional.

7. a) Golfo Pérsico, Oriente Médio.

b) Passagem obrigatória a todos os navios petroleiros que navegam a região para carregar petróleo

8. Islamismo

9. Desde a morte do profeta Maomé, fundador do islamismo no século VII, há cisões entre seus seguidores. Amais importante é a existente entre sunitas e Xiitas. Os sunitas representam o grupo que segue a “Sunna” (os costumes) de Maomé (Maioria). Já os xiitas tem uma prática baseada na adoração de “Imams”, líderes religiosos que se intitulam sucessores de Maomé.

10. A frase destaca a grande dependência dos EUA em relação ao Petróleo, chegando a consumir 25 % da produção mundial. Por isso quando o Iraque invadiu o Kuweit na tentativa de controlar o preço do petróleo, dominando as grandes reservas daquele país, os estadunidenses logo trataram de garantir os seus próprios interesses, liderando uma guerra contra o Iraque.

11. Porque a riqueza gerada com a produção de petróleo acaba por beneficiar apenas uma pequena elite dominante, de modo que a população vive em condições precárias.

12. Devido a predominância de climas áridos o controle dos recursos hídricos vem sendo causa de conflitos no Oriente Médio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: